Museu do Zé Pereira

Quem já passou algum carnaval em São Bento do Sapucaí com certeza se divertiu com os centenários bonecões do Bloco Zé Pereira. Patrimônio cultural e histórico do município, a família mais amada da cidade terá um museu para contar a sua história a moradores e turistas, que poderão visitar o espaço durante o ano todo.
Com aproximadamente 4 metros de altura, os famosos bonecões saem em cortejo pelas ruas da cidade tradicionalmente 30 dias antes do carnaval, todos os dias das 19h às 23h. Os bonecos são acompanhados por uma banda composta por bumbo, caixa, surdo e maracanã que tocam batuques próprios passados entre gerações.
Em 2019, a família mais amada da cidade terá a sua história contada em um museu: o Museu do Zé Pereira. Localizado no Mercado Municipal, o museu terá três salas de exposição de longa duração, mostrando a história da manifestação cultural no Brasil e a relação com a especificidade de São Bento do Sapucaí.
Também serão abordados no museu os modos de fazer esses bonecos, que foram batizados de Zé Pereira, Maria Pereira, Mariinha e Kiko, e também Tomé, Amélia, Zé Negrinho, Dieguito e Pablito que foram criados posteriormente, aumentando a família. Muito embora já exista a Casa e o Memorial do Zé Pereira, inaugurada em 2017 para abrigar os bonecos de forma adequada, ainda faltava contar a história do bloco e as memórias relacionadas aos bonecos.
Em 2018 a ConectaMUS, empresa especializada em conceber e desenvolver projetos que conectam cidades e comunidades através do seu patrimônio cultural, foi chamada para estruturar o Plano Museológico do museu de forma participativa, salvaguardando memórias referentes ao bloco, conhecendo a história dos bonecos, a origem da manifestação ou mesmo ver os próprios bonecos durante o ano.
Em outubro de 2018, o projeto para a elaboração da pesquisa e expografia permanente do museu foi contemplado pelo Edital ProAc de Difusão de Acervos Museológicos. A pesquisa está em andamento desde novembro e conta com uma equipe de dez pessoas divididas em três núcleos: pesquisa e acervo; banco de dados; comunicação e audiovisual. O maior intuito do trabalho é permitir que a comunidade conheça mais sobre a manifestação cultural, uma vez que o bloco é a maior e mais importante referência cultural da cidade.

O museu será inaugurado no segundo semestre de 2019 e todos podem participar enviando fotos anteriores a década de 90, que serão importantes para ilustrar depoimentos históricos, para o e-mail museuzepereira@gmail.com. Ou entrar em contato com a Secretaria de Cultura do Município pelo (12) 3971-1255.

Para mais informações, acesse a página do museu no Facebook: www.facebook.com/museudozepereira.

Endereço: Mercado Municipal - Pavilhão de Exposições, box 24 | Avenida Doutor Rubião Júnior, 491, centro.
Horário de Funcionamento: Visitação apenas por vitrine. Abertura do Museu prevista para segundo semestre de 2019.
Maiores informações: Diretoria de Cultura e Eventos
Tel: (12) 3971-1255 | E-mail: cultura@saobentodosapucai.sp.gov.br

© 2019 - Prefeitura Municipal de São Bento do Sapucaí - SP

Desenvolvido por FLIP COLOR

Turismo em São Bento do Sapucaí Vídeo Pt. 2

 
 

×
Turismo em São Bento do Sapucaí Vídeo Pt. 1

 
 

×
Trilha Ecológica RIO VIVO – Ana Chata e Bauzinho

 
 

×
Branca Tirana, por João Mulato e Douradinho e Grupo Novos Araçás

 
 

×
Programa Sincovat – 25/02/2013

 
 

×
Bairro do Cantagalo

 
 

×
Gula e Cia – Chocolate D’Viez

 
 

×
Coração Bento do Sapucaí

 
 

×
Slides

 
 

×
GoPro

 

×
Turismo - Base Comunitária

 
 

×
Congada - Dona Luzia

 
 

×
AVISO - Webmail

Leia com Atenção!

Devido ao vírus que atacou diversos computadores do mundo todo nessa última sexta e sábado, peço que você usuário do Webmail da Prefeitura Municipal de São Bento do Sapucaí siga as seguintes instruções antes de entrar efetivamente no nosso Webmail:

1 – Verifique se seu antivírus está com as definições atualizadas;
2 – Ao entrar na sua caixa de e-mail NÃO ABRA NENHUM E-MAIL ainda;
3 – Vá para caixa de Spam e apague todos os e-mails;
4 – Volte para a Caixa de Entrada (mas ainda NÃO ABRA nenhum e-mail);
5 – Na Caixa de entrada, com muita atenção e cuidado vá apagando os e-mails de remetentes desconhecidos, os que estão em outro idioma, de propaganda, de bancos, etc. Ou seja, só deixe e-mails que você realmente confiar;
6 – Faça esse procedimento para os e-mails que chegaram desde o dia 10/05, 6 dias atrás;
7 – Não baixe nenhum arquivo anexo que seja estranho.

Acesse o webmail no botão abaixo e siga as instruções explicadas. Obrigado!

Secretaria de Administração

Acesse o Webmail
×