Família Barão

Família Barão

Família Barão

Nome: Maria José dos Santos Conhecida por: Maria José do Rafael Barão Texto e Foto: Walkyria Ferraz Um verdadeiro Sambentista conhece ou pelo menos já ouviu os pais e/ou os avós contarem – com água na boca, diga-se de passagem – das delícias preparadas pela família de sobrenome “Barão”. Doce de goiabada cascão, pessegada, bananada, doce de leite, doce de figo, laranjada, doce de abóbora, doce de cidra e muito mais – nas opções pastoso, cristalizado ou em tablete…é doce que não acaba mais. A família, de renome no município por fazer quitutes incomparáveis, começou com o progenitor Rafael Barão, que além do ofício de servidor público e do passatempo de tocar Tuba na Lira Municipal, tinha um grande amor por fazer doces. Há 40 anos, quando casou-se com Dona Maria José, o amor pela cozinha foi sendo transferido para a esposa, que atentamente o observava e o ajudava no processo de confecção dos doces caseiros para a comercialização destes, que já faziam um grande sucesso e virara um forte aliado na renda da casa. “As pessoas começaram a vir buscar doces e quando não tinham elas encomendavam. Foi um ciclo que deu certo”, conta Dona Maria José. Quando o marido faleceu, Dona Maria José já estava hábil a fazer os doces com tamanha destreza que garante nunca ter anotado uma receita, sendo tudo realizado a olho. “É simples. Só precisa ter prática, um tacho bem lavado e uma fruta de qualidade. Não preciso de medida nenhuma”, afirma a experiente cozinheira. Hoje, Dona Maria José faz questão de contar que os filhos já conhecem muito das receitas e dos pontos certos. “Essa tradição de doces da família Barão não pode acabar. Temos que conservar a prática porque vem dos antepassados”. O amor pelos doces transparece na feição de Dona Maria José ao contar da relação de carinho da sua família com a cozinha. Ela se alegra ao contar que todos os doces são feitos no fogão à lenha e sem nenhum conservante, sendo fresquinhos. “A cozinha às vezes judia. Judia da mão, da pele, mas eu amo o que eu faço”. Atualmente Dona Maria José faz doces nos feriados, férias e por encomenda, mas não pensa em deixar a atividade de lado. “Acho bonito pegar uma fruta fresquinha, desmanchá-la e transformá-las em doce. É lindo”, comemora.

© 2020 - Prefeitura Municipal de São Bento do Sapucaí - SP

Desenvolvido por FLIP COLOR

Turismo em São Bento do Sapucaí Vídeo Pt. 2

 
 

×
Turismo em São Bento do Sapucaí Vídeo Pt. 1

 
 

×
Trilha Ecológica RIO VIVO – Ana Chata e Bauzinho

 
 

×
Branca Tirana, por João Mulato e Douradinho e Grupo Novos Araçás

 
 

×
Programa Sincovat – 25/02/2013

 
 

×
Bairro do Cantagalo

 
 

×
Gula e Cia – Chocolate D’Viez

 
 

×
Coração Bento do Sapucaí

 
 

×
Slides

 
 

×
GoPro

 

×
Turismo - Base Comunitária

 
 

×
Congada - Dona Luzia

 
 

×
AVISO - Webmail

Leia com Atenção!

Devido ao vírus que atacou diversos computadores do mundo todo nessa última sexta e sábado, peço que você usuário do Webmail da Prefeitura Municipal de São Bento do Sapucaí siga as seguintes instruções antes de entrar efetivamente no nosso Webmail:

1 – Verifique se seu antivírus está com as definições atualizadas;
2 – Ao entrar na sua caixa de e-mail NÃO ABRA NENHUM E-MAIL ainda;
3 – Vá para caixa de Spam e apague todos os e-mails;
4 – Volte para a Caixa de Entrada (mas ainda NÃO ABRA nenhum e-mail);
5 – Na Caixa de entrada, com muita atenção e cuidado vá apagando os e-mails de remetentes desconhecidos, os que estão em outro idioma, de propaganda, de bancos, etc. Ou seja, só deixe e-mails que você realmente confiar;
6 – Faça esse procedimento para os e-mails que chegaram desde o dia 10/05, 6 dias atrás;
7 – Não baixe nenhum arquivo anexo que seja estranho.

Acesse o webmail no botão abaixo e siga as instruções explicadas. Obrigado!

Secretaria de Administração

Acesse o Webmail
×