Dona Benedita Promessa

Dona Benedita Promessa

Dona Benedita Promessa

Nome: Benedita Aparecida Almeida Pereira Conhecida por: Benedita Promessa Texto e Foto: Walkyria Ferraz Se existe história de tradição em São Bento do Sapucaí é a da família “Promessa”. Há mais de 100 anos os integrantes são conhecidos por fazerem a melhor empada frita e o melhor pastel da região. E não podemos esquecer, é claro, do bombocado, do pudim de pão e do canudo de coco tão aclamados. O pai João Gonçalves, mais conhecido por João Promessa, trabalhava como padeiro para o Seu José Garcia. Depois do trabalho, todos os dias, ele chegava em casa e junto com a esposa e a cunhada preparavam os pasteis e as empadas fritas para vender no mercado. Enquanto os salgados e os doces dos “Promessa” já vinham ganhando nome na cidade, Dona Benedita Aparecida Almeida Pereira, filha do casal e ainda criança, já começava a observar e a ajudar os pais na cozinha. Com 7 anos a garotinha já sabia preparar algumas coisas e era útil na cozinha. Hoje, contando 70 anos, Dona Benedita Promessa conta ter criado os filhos fazendo os pasteis e as empadas. “Todos os dias eu começo a fazer a massa bem tarde da noite para no outro dia cedo já colocar o recheio e terminar de preparar tudo”. Logo pela manhã, Dona Benedita perfuma o bairro em que mora – conhecido popularmente como “Barra Funda”- e recebe o pessoal da cidade em sua cozinha, que sentados à beira do fogão , conversando e tomando um café preto, esperam ansiosos pela empada e pelo pastel que borbulham na fritura. “Recebemos pessoas de todos os lugares. Esses dias recebemos um senhor do Sul aqui na cozinha dizendo que queria muito experimentar a empada frita. Isso nos deixa felizes”, comemora Dona Benedita. Por dia, de 100 a 200 unidades são feitas para abastecer alguns bares da cidade e as pessoas que vão à cozinha. No entanto, Dona Maria Helena, que prepara as delícias juntamente com a sua irmã, Helena Promessa, conta que se limita a fazer os salgados de terça a sábado, pelo esforço necessário na produção das massas aliado a idade. Mas os fãs dos “Promessa” não precisam ficar com receio, Dona Benedita explica que “a receita já foi passada para os filhos, netos e sobrinhos”. E o segredo para tamanho sucesso? Por terem conseguido fazer do sobrenome Promessa uma tradição Sambentista? “É a mão. É o tato da mão. Já passamos a receita para algumas pessoas, que depois voltam dizendo que a massa não ficou igual, que não ficou a mesma coisa. Além de tudo tem a experiência. Consigo fazer a receita de olhos fechados”. E viva os “Promessa”!

© 2020 - Prefeitura Municipal de São Bento do Sapucaí - SP

Desenvolvido por FLIP COLOR

Turismo em São Bento do Sapucaí Vídeo Pt. 2

 
 

×
Turismo em São Bento do Sapucaí Vídeo Pt. 1

 
 

×
Trilha Ecológica RIO VIVO – Ana Chata e Bauzinho

 
 

×
Branca Tirana, por João Mulato e Douradinho e Grupo Novos Araçás

 
 

×
Programa Sincovat – 25/02/2013

 
 

×
Bairro do Cantagalo

 
 

×
Gula e Cia – Chocolate D’Viez

 
 

×
Coração Bento do Sapucaí

 
 

×
Slides

 
 

×
GoPro

 

×
Turismo - Base Comunitária

 
 

×
Congada - Dona Luzia

 
 

×
AVISO - Webmail

Leia com Atenção!

Devido ao vírus que atacou diversos computadores do mundo todo nessa última sexta e sábado, peço que você usuário do Webmail da Prefeitura Municipal de São Bento do Sapucaí siga as seguintes instruções antes de entrar efetivamente no nosso Webmail:

1 – Verifique se seu antivírus está com as definições atualizadas;
2 – Ao entrar na sua caixa de e-mail NÃO ABRA NENHUM E-MAIL ainda;
3 – Vá para caixa de Spam e apague todos os e-mails;
4 – Volte para a Caixa de Entrada (mas ainda NÃO ABRA nenhum e-mail);
5 – Na Caixa de entrada, com muita atenção e cuidado vá apagando os e-mails de remetentes desconhecidos, os que estão em outro idioma, de propaganda, de bancos, etc. Ou seja, só deixe e-mails que você realmente confiar;
6 – Faça esse procedimento para os e-mails que chegaram desde o dia 10/05, 6 dias atrás;
7 – Não baixe nenhum arquivo anexo que seja estranho.

Acesse o webmail no botão abaixo e siga as instruções explicadas. Obrigado!

Secretaria de Administração

Acesse o Webmail
×