Canja da Zaíra

culinaria_canjadazaira-150x150

Canja da Zaíra

Nome: Zaíra Arantes Pereira Conhecida por: Canja da Zaíra Texto e Foto: Walkyria Ferraz O Carnaval de São Bento do Sapucaí nunca mais foi o mesmo depois da “Canja da Zaíra”. Seja pela simpatia, animação e alegria sem igual da cozinheira, seja pelo tempero inigualável, seja pelo carinho ao qual todos eram recebidos, seja pela canja que mais se parece com remédio pelas propriedades medicinais para curar qualquer male. Motivos não faltam para enumerar e compreender o porquê da Canja da Zaíra ter se tornado tradição no Carnaval Sambentista e perpetuar até hoje na memória e no paladar de quem já provou. Foi a Canja, sopa composta de arroz e frango, que garantia a folia sadia da população sambentista e dos foliões visitantes. E na preparação desta iguaria Dona Zaíra entende, e muito bem. Sempre muito alegre e receptiva, independente de qualquer peripécia da vida, Dona Zaíra sempre gostou de cozinhar e preparar deliciosas receitas para toda a família e amigos, afinal não existe modo melhor de se celebrar a vida reunindo pessoas amadas em volta de uma mesa bem servida e farta. “Sempre gostei de cozinhar com amor e nunca neguei alimento para ninguém, por isso acredito que nunca me faltou nada”, conta sorridente. Ao receber em casa os amigos dos filhos e preparar, nas épocas de frio, a canja de galinha, todos ficavam maravilhados com o sabor sem igual e nunca antes provado. Então, em coro, todos começaram a dizer: “A senhora deveria vender essa canja no carnaval. Todos iriam amar, temos certeza disso”. Foi de tanto insistir que Dona Zaíra se deu por convencida e decidiu procurar um ponto bem no centro da cidade e montar a “Canja da Zaíra”. A ideia já estava fadada ao sucesso e na pratica não foi diferente. A canja caiu no gosto popular e virou hábito nas noites carnavalescas. Tanto que, Dona Zaíra, mesmo após o carnaval, continuava a vender a famosa canja durante o resto do ano por encomenda. Foram 9 anos de alegria servindo o delicioso caldo nas noites de festas até o raiar do dia. E a animada Dona Zaíra adverte que ainda gostaria muito de estar participando dos carnavais, só precisa de ajuda por não aguentar ficar até de madrugada como ficava. “Mas disposição para preparar a canja é o que não me falta”, comemora. Além da afamada canja, Dona Zaíra também é renomada por outros quitutes, como pães, cachorro quente, tortas, doces, entre outros. “O segredo é não ter medo de usar o tempero e fazer tudo com muito amor e paciência. A pessoa precisa gostar de cozinhar, porque a cozinha segura a gente, exige tempo, exige dedicação, mas não tem nada mais gostoso do que servir um prato bem feito. Pode ser simples, mas precisa ser bem feito”, ensina Dona Zaíra.

© 2020 - Prefeitura Municipal de São Bento do Sapucaí - SP

Desenvolvido por FLIP COLOR

Turismo em São Bento do Sapucaí Vídeo Pt. 2

 
 

×
Turismo em São Bento do Sapucaí Vídeo Pt. 1

 
 

×
Trilha Ecológica RIO VIVO – Ana Chata e Bauzinho

 
 

×
Branca Tirana, por João Mulato e Douradinho e Grupo Novos Araçás

 
 

×
Programa Sincovat – 25/02/2013

 
 

×
Bairro do Cantagalo

 
 

×
Gula e Cia – Chocolate D’Viez

 
 

×
Coração Bento do Sapucaí

 
 

×
Slides

 
 

×
GoPro

 

×
Turismo - Base Comunitária

 
 

×
Congada - Dona Luzia

 
 

×
AVISO - Webmail

Leia com Atenção!

Devido ao vírus que atacou diversos computadores do mundo todo nessa última sexta e sábado, peço que você usuário do Webmail da Prefeitura Municipal de São Bento do Sapucaí siga as seguintes instruções antes de entrar efetivamente no nosso Webmail:

1 – Verifique se seu antivírus está com as definições atualizadas;
2 – Ao entrar na sua caixa de e-mail NÃO ABRA NENHUM E-MAIL ainda;
3 – Vá para caixa de Spam e apague todos os e-mails;
4 – Volte para a Caixa de Entrada (mas ainda NÃO ABRA nenhum e-mail);
5 – Na Caixa de entrada, com muita atenção e cuidado vá apagando os e-mails de remetentes desconhecidos, os que estão em outro idioma, de propaganda, de bancos, etc. Ou seja, só deixe e-mails que você realmente confiar;
6 – Faça esse procedimento para os e-mails que chegaram desde o dia 10/05, 6 dias atrás;
7 – Não baixe nenhum arquivo anexo que seja estranho.

Acesse o webmail no botão abaixo e siga as instruções explicadas. Obrigado!

Secretaria de Administração

Acesse o Webmail
×