Broa da Carminha

Broa da Carminha

Broa da Carminha

Nome: Maria do Carmo de Oliveira Pinto Conhecida por: Broa da Carminha Texto e Foto: Walkyria Ferraz Não é à toa que Maria do Carmo, mais conhecida como Carminha, já participou de programas de culinária nas emissoras Futura, Record e GNT e foi duas vezes entrevistada pelo renomado Chef de Cozinha francês Olivier Anquier. Tanta procura e visibilidade tem um delicioso motivo: a broa de milho. Quando nova Carminha via a avó preparando vários quitutes de dar água na boca, mas como qualquer criança ela só pensava em se deliciar depois que a receita já estivesse pronta. Os anos foram passando, Carminha se casou com Vicente Sertão e ao abrirem uma barraca de vendas próximo ao Baúzinho – no Complexo da Pedra do Baú – o casal sentiu a necessidade de colocar à venda algo caseiro e que se diferenciasse. Foi então que Carminha começou a buscar na memória as guloseimas da avó. “Em casa, depois que me casei, já fazia algumas coisas, mas mais para a família, em pequena escala. Até que um dia que o Vicente levou a broa para a venda e desde então não paramos mais”, lembra Carminha. Para que a broa ficasse parecida com a da avó – “parecida”, pois Carminha garante que os quitutes da avó eram ainda melhores do que os dela – a cozinheira teve que testar muito. “Peguei a gamela de madeira e fui testando de todas as maneiras, me lembrando da receita de quando observava a minha avó”, conta. Aos poucos a broa foi ganhando o gosto especial e foi sendo aclamada pelos Sambentistas e pelos turistas que comem tanto na barraca quanto no café da manhã da pousada da família ‘Chalés Lago do Baú’. A Broa, que é preparada religiosamente toda sexta-feira em uma média de 90 a 100 unidades, é assada no fogão à lenha e enrolada na folha de bananeira. Carminha revela que a receita tão especial incluí inhame e um fubá feito artesanalmente em Minas Gerais, que é bem fininho. Além disso, a broa é oferecida também recheada com goiabada e com queijo – esta última precisa ser apreciada ainda quente para que o queijo esteja derretido, ressalta a cozinheira. Na família de Carminha ela não é a única pessoa que faz as broas, tem irmãs, cunhadas e primas que fazem e por isso a receita não irá cair no esquecimento. Já em casa, até o marido ajuda na preparação. “Ralo o inhame, amasso a massa, preparo os ingredientes, Tudo para ajudar”, garante Vicente Sertão. Quem já provou a broa de milho da Carminha garante que tem um “que” especial e por isso sempre volta para pedir bis. E o segredo para tamanho êxito Carminha? “Dedicação. Demorou para chegar até aqui. Já perdi muitas receitas, precisei jogar tudo fora e recomeçar do zero, mas nunca desisti. Acho que essa é a principal receita”, enfatiza.

© 2020 - Prefeitura Municipal de São Bento do Sapucaí - SP

Desenvolvido por FLIP COLOR

Turismo em São Bento do Sapucaí Vídeo Pt. 2

 
 

×
Turismo em São Bento do Sapucaí Vídeo Pt. 1

 
 

×
Trilha Ecológica RIO VIVO – Ana Chata e Bauzinho

 
 

×
Branca Tirana, por João Mulato e Douradinho e Grupo Novos Araçás

 
 

×
Programa Sincovat – 25/02/2013

 
 

×
Bairro do Cantagalo

 
 

×
Gula e Cia – Chocolate D’Viez

 
 

×
Coração Bento do Sapucaí

 
 

×
Slides

 
 

×
GoPro

 

×
Turismo - Base Comunitária

 
 

×
Congada - Dona Luzia

 
 

×
AVISO - Webmail

Leia com Atenção!

Devido ao vírus que atacou diversos computadores do mundo todo nessa última sexta e sábado, peço que você usuário do Webmail da Prefeitura Municipal de São Bento do Sapucaí siga as seguintes instruções antes de entrar efetivamente no nosso Webmail:

1 – Verifique se seu antivírus está com as definições atualizadas;
2 – Ao entrar na sua caixa de e-mail NÃO ABRA NENHUM E-MAIL ainda;
3 – Vá para caixa de Spam e apague todos os e-mails;
4 – Volte para a Caixa de Entrada (mas ainda NÃO ABRA nenhum e-mail);
5 – Na Caixa de entrada, com muita atenção e cuidado vá apagando os e-mails de remetentes desconhecidos, os que estão em outro idioma, de propaganda, de bancos, etc. Ou seja, só deixe e-mails que você realmente confiar;
6 – Faça esse procedimento para os e-mails que chegaram desde o dia 10/05, 6 dias atrás;
7 – Não baixe nenhum arquivo anexo que seja estranho.

Acesse o webmail no botão abaixo e siga as instruções explicadas. Obrigado!

Secretaria de Administração

Acesse o Webmail
×