(12) 3971-6110

Bairro do Paiol Grande

Bairro Paiol Grande: Da Pedra do Baú aos encantos

Por Maria Clara Thomaz

“[…] Olhei pro lado sul
enxerguei o céu azul
e as matas verdejantes,
vi a Pedra do Baú
com beleza exuberante.
Dos nossos pontos turísticos
é um dos mais importantes,
aonde vem a rede Globo
pra filmar o Paiol Grande.”

Sr. Tião Tino (Livro Antes da Escrita, 2013).

Quem conhece a nossa cidade sabe quanto os versos do Sr. Tião Tino dizem mais do que a verdade. Sabe aquele lugar que te chama e te encanta com sua beleza indescritível, que te faz querer ficar sentado na rede sem fazer nada, apenas admirando os muitos vales, montanhas e cachoeiras em abundância? Pois bem, esse é o bairro do Paiol Grande.

Logo que chegar, a natureza vai roubar sua atenção e as histórias e lendas sobre esse lugar vão surgindo bairro adentro. Histórias essas que se encontram em cada cantinho de estrada, algumas sobre o próprio nome do bairro. Dizem que o nome “Paiol Grande” surgiu no final do século XIX e onde hoje se localiza o bairro, antes era as vastas terras de um fazendeiro muito respeitado. Por conta da grande extensão do local, as colheitas eram fartas, principalmente as de milho, e era necessário um depósito muito grande para estocar os alimentos, que era e ainda é chamado de “Paiol”. Como era muito grande, virou referência aos moradores da região, que diziam algo como: “É lá perto do Paiol Grande!”, e assim ficou conhecido. Outra história pouco contada diz que o nome se dava pois, havia um grande depósito de armamento da Revolução de 1932, mas moradores que lá estavam naquela época e ainda estão vivos, alegam que o nome “Paiol Grande” já existia antes de 1932, e que o local de estoque de armamento era no Grupo Escolar Coronel Ribeiro da Luz, no centro da cidade. Mas como dizem: “isso já é uma outra história…”

Esse pedacinho de paraíso é o destino certo para aqueles que querem viver em comunhão com a natureza, a paz e o bem estar ou, em contrapartida, é também para aqueles que querem desbravar o mundo e praticar todo tipo de esporte radical. Esportes esses que podem ser encontrados em um só lugar, pois além de ser um dos maiores e mais exuberantes monumentos naturais da região: a Pedra do Baú. Esse complexo de três pedras gigantescas encanta a todos, sem exceção. Só não fique obcecado em querer achar o pote de ouro na gruta mais funda da pedra ou se perder na tentação de Monte Barão, é perigoso virar pedra também.

Restaurantes, pousadas e chalés de boa qualidade não faltam neste canto da cidade, tendo a hospitalidade como especialidade da casa. Exemplo de restaurante exuberante temos o “Restaurante Pedra do Baú”, que está bem embaixo da Pedra e permite uma vista panorâmica. Além dos sabores deliciosos dos restaurantes “Sabor com Arte”, que o carro chefe é a truta flambada; “Tempero de Minas”, que oferece a tradicional culinária mineira e “Cantina Tio Giuseppe”, que é especializado em massas e comidas italianas.

Um lugar maravilhoso no bairro é o Acampamento Paiol Grande, que junta tudo o que você imagina. Aventura, diversão, didática e autoconhecimento. Mas se quiser um hotel, restaurante e parque, tudo num só lugar, o Eco Pesca na Montanha é mais do que indicado!

Andar a toa pelo mato, fazer trilhas, observar os inúmeros pássaros ou simplesmente tomar um banho de cachoeira, tudo no bairro do Paiol é perfeito!

O artesanato do Bairro do Paiol Grande é bem diversificado, tendo como carro-chefe a palha de bananeira transformada em esteiras, tapetes, flores, descanso de panelas, jogo americano e também os produtos decorativos feitos em madeira.

Outro ponto que merece destaque no bairro são os produtos de artesanatos, desenvolvidos com matérias-primas diferentes, como colchas e caminhos de mesa feitos de barbante, trabalhos com feltro e EVA, crochê e pinturas. Além desses, alguns dos mais procurados têm como matéria-prima tecidos coloridos, transformados com técnica Patchwork e também filtros de café coloridos, usados como revestimento de vidros, quadros, sacolas de papel e o famoso marca páginas, todos os produtos com finalizações em flores, folhas, galhos e sementes desidratados.

Enfim, descobrir e desbravar o bairro do Paiol é encontrar um mundo novo, é conhecer a si mesmo e criar muita expectativa para as próximas vezes que voltar!

© 2017 - Prefeitura Municipal de São Bento do Sapucaí - SP

Desenvolvido por FLIP COLOR

Turismo em São Bento do Sapucaí Vídeo Pt. 2

 
 

×
Turismo em São Bento do Sapucaí Vídeo Pt. 1

 
 

×
Trilha Ecológica RIO VIVO – Ana Chata e Bauzinho

 
 

×
Branca Tirana, por João Mulato e Douradinho e Grupo Novos Araçás

 
 

×
Programa Sincovat – 25/02/2013

 
 

×
Bairro do Cantagalo

 
 

×
Gula e Cia – Chocolate D’Viez

 
 

×
Coração Bento do Sapucaí

 
 

×
Slides

 
 

×
GoPro

 

×
Turismo - Base Comunitária

 
 

×
Congada - Dona Luzia

 
 

×
AVISO - Webmail

Leia com Atenção!

Devido ao vírus que atacou diversos computadores do mundo todo nessa última sexta e sábado, peço que você usuário do Webmail da Prefeitura Municipal de São Bento do Sapucaí siga as seguintes instruções antes de entrar efetivamente no nosso Webmail:

1 – Verifique se seu antivírus está com as definições atualizadas;
2 – Ao entrar na sua caixa de e-mail NÃO ABRA NENHUM E-MAIL ainda;
3 – Vá para caixa de Spam e apague todos os e-mails;
4 – Volte para a Caixa de Entrada (mas ainda NÃO ABRA nenhum e-mail);
5 – Na Caixa de entrada, com muita atenção e cuidado vá apagando os e-mails de remetentes desconhecidos, os que estão em outro idioma, de propaganda, de bancos, etc. Ou seja, só deixe e-mails que você realmente confiar;
6 – Faça esse procedimento para os e-mails que chegaram desde o dia 10/05, 6 dias atrás;
7 – Não baixe nenhum arquivo anexo que seja estranho.

Acesse o webmail no botão abaixo e siga as instruções explicadas. Obrigado!

Secretaria de Administração

Acesse o Webmail
×