São Bento do Sapucaí

COMPLEXO PEDRA DO BAÚ

O Complexo da Pedra do baú (Bauzinho, Baú e Ana Chata) faz parte da Serra da Mantiqueira e é formada por rochas gnáissicas e magmáticas estromáticas e de outras estruturas variadas associadas a migmatitos complexos.
Possui 540 metros de comprimento, 40 metros de largura e 340 metros de altura, em sua face norte têm 620 degraus sendo 300 de ferro e 320 da própria Pedra e na face Sul 600 degraus sendo 300 de ferro e 300 da própria pedra para o acesso ao Baú. Um ponto interessante dessa subida é a parada dos medrosos, para os que preferem não arriscar a subida com ângulo negativo. Por se tratar de uma floresta intacta apresenta uma grande variedade de espécies, destacando – se a presença da Araucária Angustifólia e de Podocarpos Lamberti, formando uma floresta de pinheiros de até 40 metros de altura e sub-bosques de porte médio, já pouco comum em outras áreas. O clima é subtropical de altitude e apresenta temperaturas que nos meses mais quentes não ultrapassem a 22°C e nos meses mais frios caem abaixo de 0°C. As geadas ocorrem nos meses de maio a agosto, com pluviosidade que varia muito e totais anuais entre 1205 e 2298 mm.

Pólo excursionista do Estado de São Paulo, a Pedra do Baú (situada no município de São Bento do Sapucaí) foi escalada pela primeira vez em 12 de agosto de 1940, pelos irmãos sambentistas Antônio e João Cortez. A partir de então, esse conjunto rochoso vem tomando cada vez mais importância dentre os locais de práticas de esportes como montanhismo e vôo livre (asa delta e paragliders). Devido às condições climáticas, a rampa próxima ao maciço é considerada a melhor do Estado para vôo livre e as paredes do Complexo Pedra do Baú são as principais para a prática de escalada. As pessoas que quiserem subir a Pedra podem utilizar-se das duas escadas existentes para atingir seu cume, que é um dos campos de altitude da região da Serra da Mantiqueira. No alto dos 1950 metros de altitude, se encontram as ruínas do primeiro abrigo de montanha do Brasil, construído na década de 50 pelos irmãos Cortez, com ajuda do empresário Luiz Dummont Villares. Do topo da montanha pode-se, também, avistar várias cidades do Sul de Minas e do Vale do Paraíba.

PEDRA DA BALANÇA

Para quem gosta de emoções e uma boa escalada a pedra da balança é uma das opções encontradas em São Bento do Sapucaí.

Localizada no bairro dos Pinheiros a pedra reserva um visual deslumbrante.

PEDRA DA DIVISA

Recentemente, o escalador Eliseu Frechou adotou esta pedra como um dos pontos onde os esportistas treinam e praticam as subidas por vias que ele próprio mantém cuidadosamente. Ideal para escalada, possui vários níveis de dificuldade. Localiza-se a 4 km do centro da cidade no Bairro dos Pinheiros. Mata nativa.

CASA DO ARTESÃO

Localiza-se no parque de exposições do Mercado Municipal. Esse espaço é utilizado por cerca de 160 artesãos que expõem suas peças à visitação, os artistas vendem essas peças feitas de cobre, de madeira, palha de milho, de jornal com colagem, folhas de bananeira, entre outros.

ARTE NO QUILOMBO

Trabalhos em Fibra de Bananeira e Palha de Milho

Peças artesanais produzidas por vários artistas da região que utilizam matéria prima retirada no campo.

Abre diariamente das 10h às 18h.

IGREJA MATRIZ

Localiza-se à Praça Cônego Bento de Almeida. A igreja foi construida por escravos em 1853, com paredes feitas em taipa de pilão.

Em 1885, sofreu a primeira reforma: telhado, reboco, rampa de pedra e cal na base das paredes externas, abertura de janelas no coro, mais duas portas laterais e uma na parede externa dos corredores.

Já em 1956, o telhado foi trocado por telhas francesas: a anterior era telha comum.

A igreja fica aberta ao público de terça à domingo das 8:00 às 17:00h.

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

No terreno desta igreja foi construída a primeira capela da cidade em louvor a Nossa Senhora Mãe dos homens.

Por volta de 1817, tentou-se erguer uma igreja de pau-a-pique a margem direita do rio Sapucaí Mirim para delimitar as terras paulistas, mas devido às disputas de divisas das Capitanias de São Paulo e Minas Gerais não foi possível a sua construção, sendo construída somente em 1822.

Em 1903 a ermida foi demolida e em 1934 foi reconstruída.

IGREJA DE SÃO BENEDITO

Aumentada em 1892, outrora denominado de Santa Cruz não passava de uma capela A Igreja de São Benedito abriga uma das maiores festas religiosas da cidade que acontece toda segunda-feira após o domingo de páscoa.

MUSEU E TRINCHEIRA DA REVOLUÇÃO DE 1932

Estrutura construída em pau-a-pique sobre uma trincheira original, nos moldes da época da Revolução Constitucionalista. Conta com fotos de eventos históricos, peças e armas. Acesso gratuito.

BAIRRO DO QUILOMBO

Quilombo é um pequeno bairro que manteve suas características desde a sua formação em 1888, quando terras foram doadas para ex-escravos em torno da Igreja Nossa Senhora Conceição Imaculada. Neste bairro o artesanato flora nas talentosas mãos de pessoas simples que vivem no campo e que hoje perpetuam, em suas obras, os costumes de uma época, que aos poucos está sendo esquecida por muitos de nós.

O artesanato vai desde as obras em madeiras inteiriça, conhecidas internacionalmente, de Ditinho Joana, até a fabricação manual de carros de boi, cadeiras, bonecos e daqueles que transformam madeiras em pilões e gamelas. Neste bairro encontra-se também o Arte no Quilombo que é um artesanato voltado a palha de bananeira que atualmente é a referência na cidade.

CASA DA CULTURA MIGUEL REALE

A casa da Cultura Miguel Reale é um projeto da ONG AMASÃOBENTO que conta com o apoio da população e das instituições locais. Instalada em um antigo casarão do século XIX gentilmente cedido pelo atual proprietário, foi residência da familia do jurista e professor Miguel Reale, nosso patrono.

A missão da Casa da Cultura é resgatar, preservar e divulgar o patrimônio Cultural e Histórico da cidade, organizando acervos museológicos e promovendo exposições, manifestações artisticos-culturais, oficinas e projetos educativos a fim de incentivar o desenvolvimento local.

Inaugurada em Julho de 2006 a Casa da Cultura já promoveu inúmeras atividades e projetos. Dentre eles, destaca-se o projeto Trilheiros Culturais, dirigido ao publico de 16 a 20 anos. Teve como objetivo promover uma pré qualificação profeissional de caratér abrangente, para que o jovem sambentista pudesse atuar na área de turismo e Cultura.

CACHOEIRA DOS AMORES

Distante apenas 5 km da cidade, no Bairro do Paiol Grande, a Cachoeira dos Amores é um local muito freqüentado. Suas quedas formam pequenas piscinas naturais, as quais são excelentes para o banho.

Acredita-se que o tipo de pedra que compõe o local é o mesmo que compõe a Pedra do Baú.

CACHOEIRA DOS SERRANOS

Distante 6,5 km da cidade no Bairro dos Serranos, também conhecida como tobogã, devido à forma com que desliza por suas pedras. Muito freqüentada por pessoas que querem apenas se refrescar.

CACHOEIRA DO TOLDI

Localizada no caminho da pedra do Baú, tem acesso pela estrada da Campista vindo de Campos do Jordão e pela estrada do Paiol Grande em São Bento do Sapucaí, com um trecho de trilha de aproximadamente 2000 metros. Incrustada no meio da Serra do Baú, tem mais de 100 metros de altura e é a mais alta de São Bento do Sapucaí.

CACHOEIRA DAS MORENAS

Localiza-se no bairro do Cantagalo. Possui belíssimas quedas d’água e um clima muito agradável.

CACHOEIRA DO ENCONTRO

Localiza-se no Bairro do Paiol Grande, próximo ao Acampamento Paiol Grande, esta cachoeira tem acesso pela trilha do Borongondongo, com 1,5km de extensão. São duas Cachoeiras formadas pelas águas dos rios do Paiol Toldi e do Paiol Pedras do Baú que se encontram neste ponto, formando apenas um rio que continua seu fluxo para formar a frente à Cachoeira dos Amores.

ATELIÊ DITINHO JOANA

O renomado escultor sambentista Ditinho Joana trabalha com escultura em madeira retratando o modo de vida e a união do povo da roça, que mantém a cultura de ações comunitárias, sempre apoiando uns aos outros. Ultimamente, peças grandes vêm se tornando raras no ateliê do escultor, pois elas tomam mais tempo de produção. A família inteira dos Joana tem se envolvido na produção artística, seja na finalização, nas vendas ou na própria escultura.
E o resultado é surpreendente, cada filho expressando talento próprio, mas com a mesma sensibilidade apresentada nos trabalhos do pai.

ENGENHO VELHO – Delícias da Roça

Uma viagem no tempo, o local preserva em atividade muitos maquinários e ferramentas utilizadas a mais de dois séculos.

Muitos dos produtos produzidos no local podem ser saboreados em um delicioso café colonial típico da região.

No local também existe uma loja de artesanato.

Faça suas compras:

Selaria Australiana

Endereço: Av J.K. de Oliveira, 150
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 7h às 11h, das 12h às 17h e sábado das 9h às 12h
Contato: (12) 99705-1830 (Claudio)

ATELIÊ FIAT LUX

Localiza se ao lado da Igreja Matriz.
Sábados, domingos e feriados.
Das 09h30 às 12h00 e das 13h30 às 17h30.

ARTE E ARTESANATO SÃO BENTO DO SAPUCAÍ

Casa do Artesão – Artesanato Regional
Localiza-se no Pavilhão de Exposições (Mercado).
Funcionamento: Terça a sábado das 10h às 18h | Domingo das 10h às 17h
Contato: (12) 99619-0049 (Claudia)

ARTESANATO EM COBRE (Expedito Folheiro)

Localiza-se na R. Sete de Setembro, 303.
Diariamente 8 às 18h. Tel: (12) 3971-1616

MARALAN SORVETERIA e ARTESANATO

Localiza-se à Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 366.
Diariamente das 9h ás 18h.
Tel: (12)3971-1202

ARTESANATO JOÃO DO BOI (Arte em Madeira de Figuras de boi e cavalo)

Localiza-se à Vila Nª. Srª. Aparecida 101.
Funciona na semana – 17h às 22h e Sáb, Dom – 8 às 17h.
Tel: (12)3971-6111 e (12) 8173-9161

ARTE NO QUILOMBO (Arte em palha de Bananeira)

Localiza-se na Estrada do Quilombo km 3.
Funcionamento: Diariamente das 10h às 18h.
Tel: (12) 3971-2669

ATELIÊ DITINHO JOANA (Arte em madeira)

Localiza-se na Estrada do Quilombo km 3.
Funciona diariamente 8h às 17h.
Tel: (12) 3971-2579

ATELIÊ MÃOS BENTAS

Loja colaborativa com mais de 24 artesãos da região
Endereço: Rua Abade Pedrosa, 82 Centro (dentro da Hospedaria Casarão)
Funcionamento: De Quarta a Sábado das 10h às 18h e domingo das 10h às 16h
Celular: (12) 99608-6565
Instagram: @maosbentas
Facebook: www.facebook.com/maosbentas

ATELIÊ ROBERTO ROCHA POMBO (Miniaturas e Bonecos)

Localiza-se na Estrada do Quilombo 1403.
Tel: (12) 9774-5342 e (11) 8623-1221

NAKAWE TECIDOS (Pintura em Tecidos)

Localiza-se na Estrada do Paiol Grande km 13,5 sentido Campista.
Funciona diariamente 10h às 17h. Tel: (12) 9719-8007

AGROARTE (Artesanato em Fibra de Bananeira e Madeira)

Localiza-se na R. Dom Antonio de Moraes Junior, 850.
Funciona diariamente 7h às 17h.
Tel: (12) 3971-2365

ATELIÊ OFICINA DA PASSAGEM (Trabalhos em cerâmica)

Endereço: Estrada Artesã Jandira Silva Costa, 271
Telefone: (12) 3971-1712 | (12) 99665-5777
Funcionamento: Diariamente das 10h às 17h

© 2020 - Prefeitura Municipal de São Bento do Sapucaí - SP

Desenvolvido por FLIP COLOR

Turismo em São Bento do Sapucaí Vídeo Pt. 2

 
 

×
Turismo em São Bento do Sapucaí Vídeo Pt. 1

 
 

×
Trilha Ecológica RIO VIVO – Ana Chata e Bauzinho

 
 

×
Branca Tirana, por João Mulato e Douradinho e Grupo Novos Araçás

 
 

×
Programa Sincovat – 25/02/2013

 
 

×
Bairro do Cantagalo

 
 

×
Gula e Cia – Chocolate D’Viez

 
 

×
Coração Bento do Sapucaí

 
 

×
Slides

 
 

×
GoPro

 

×
Turismo - Base Comunitária

 
 

×
Congada - Dona Luzia

 
 

×
AVISO - Webmail

Leia com Atenção!

Devido ao vírus que atacou diversos computadores do mundo todo nessa última sexta e sábado, peço que você usuário do Webmail da Prefeitura Municipal de São Bento do Sapucaí siga as seguintes instruções antes de entrar efetivamente no nosso Webmail:

1 – Verifique se seu antivírus está com as definições atualizadas;
2 – Ao entrar na sua caixa de e-mail NÃO ABRA NENHUM E-MAIL ainda;
3 – Vá para caixa de Spam e apague todos os e-mails;
4 – Volte para a Caixa de Entrada (mas ainda NÃO ABRA nenhum e-mail);
5 – Na Caixa de entrada, com muita atenção e cuidado vá apagando os e-mails de remetentes desconhecidos, os que estão em outro idioma, de propaganda, de bancos, etc. Ou seja, só deixe e-mails que você realmente confiar;
6 – Faça esse procedimento para os e-mails que chegaram desde o dia 10/05, 6 dias atrás;
7 – Não baixe nenhum arquivo anexo que seja estranho.

Acesse o webmail no botão abaixo e siga as instruções explicadas. Obrigado!

Secretaria de Administração

Acesse o Webmail
×