(12) 3971-6110

CRAS

O que é?

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

A partir do adequado conhecimento do território, o CRAS promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.

Conhecendo o território, a equipe do CRAS pode apoiar ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, atuando junto à comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns, como falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil, falta de transporte, baixa qualidade na oferta de serviços, ausência de espaços de lazer, cultural, entre outros.

Serviços ofertados

O CRAS oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No CRAS, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Público Atendido

Famílias e indivíduos em situação grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Atividades

Palestras

Sabemos que o conhecimento e a informação são fundamentais para a melhoria de vida do indivíduo, desta forma o Projeto, tem procurado organizar palestras com profissionais competentes, de forma a promover discussões sobre os mais variados temas (saúde, educação, direitos dentre outros), possibilitando ao idoso a formação de uma consciência mais crítica em relação à realidade na qual está inserido.

Visitas Domiciliares

Muitos dos nossos idosos não têm o prazer de envelhecer junto ao ceio familiar, boa parte deles acaba por concluir sua jornada de vida, em instituições de caridade ou sozinhos em casa, e torna–se, com o passar do tempo, pessoas solitárias e carentes de uma palavra de conforto, de estímulo e de alegria. Consciente dessa realidade, o Projeto tem o compromisso de fazer visitas aos idosos de São Bento do Sapucaí e também de contribuir no que for necessário. Nestas visitas é feito dinâmico um momento de alegria, de lazer e de descontração.

Dinâmicas

A importância da realização de dinâmicas para idosos é que por meio de ações educativas que favorecem o estado de saúde, na prevenção e no tratamento de doenças. Fazendo com que tenham motivos para orgulhar-se de suas capacidades e aprender coisas novas e continuar contribuindo para um novo mundo.

Vídeos

A reflexão sobre o seu cotidiano é de suma importância para idoso, pois nessa fase há grandes mudanças na aparência e nas relações sociais. Assim ocorrendo grandes dúvidas intra e interpsíquicas que podem ser amenizadas com transmissões de filmes que mostram diversas experiências vivenciadas na terceira idade.

© 2016 - Prefeitura Municipal de São Bento do Sapucaí - SP | Desenvolvido por FLIP COLOR

Turismo em São Bento do Sapucaí Vídeo Pt. 2

 
 

×
Turismo em São Bento do Sapucaí Vídeo Pt. 1

 
 

×
Trilha Ecológica RIO VIVO – Ana Chata e Bauzinho

 
 

×
Branca Tirana, por João Mulato e Douradinho e Grupo Novos Araçás

 
 

×
Programa Sincovat – 25/02/2013

 
 

×
Bairro do Cantagalo

 
 

×
Gula e Cia – Chocolate D’Viez

 
 

×
Coração Bento do Sapucaí

 
 

×
Slides

 
 

×
GoPro

 

×
Turismo - Base Comunitária

 
 

×
Congada - Dona Luzia

 
 

×