Sala do Empreendedor

A SALA DO EMPREENDEDOR e a melhoria do ambiente para os pequenos negócios

Conheça o Qipu: aplicativo que ajuda o Microempreendedor Individual:    http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/Qipu:-o-aplicativo-gr%C3%A1tis-do-MEI

Unidas pela vontade de promover o desenvolvimento local por meio das possibilidades criadas pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, sancionada a pouco mais de dois anos, as prefeituras paulistas se antecipam para um novo tempo que começa a surgir para a competitividade e fortalecimento dos pequenos negócios no país.

A importância da chamada Lei Geral pode ser revelada na estimativa do IBGE e do SEBRAE que aponta que para cada empresa formal há duas não formalizadas, sobre as quais se conhece pouco e que se misturam às atividades do dia a dia em nichos de mercado instáveis e fugazes. Fora da participação empresarial cidadã, constituem uma força que simultaneamente acelera a circulação da economia e onera o poder público.

Sobre outro aspecto, o brasileiro é um povo empreendedor. A começar pelos jovens, que representam 25% do total de empreendedores do País, segundo a pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que mede as taxas de empreendedorismo mundial, divulgada em março de 2009. São aproximadamente 3,82 milhões de empreendedores entre 18 e 24 anos, que fazem o Brasil o 3º país mais empreendedor do mundo.

Aos informais e aos jovens junta-se 98% de todas as empresas formais instaladas no país que, por serem micro e pequenas, passam por maiores dificuldades em atender a todos os requisitos de instalação e de baixa de suas empresas e constitucionalmente tem direito a um tratamento diferenciado por parte do poder público.

Esse novo marco legal, a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, no Brasil, unificou tributos, tem facilitado a participação nas compras governamentais e na ampliação do acesso à tecnologia. Mais destacadamente, também desburocratizou processos de abertura e fechamento de empresas.

Uma das ferramentas desta Lei é a Sala do Empreendedor – espaço físico adequado ao atendimento de cidadãos e empreendedores. Local em que se pode buscar informações, obter orientação, atender aos requisitos legais de instalação e fechamento empresarial, unificados nos procedimentos burocráticos e ajustados para facilitar e permitir a legalização das atividades empresariais que hoje encontram-se à margem da economia ou enfraquecidas em sua competitividade. O princípio básico desta Sala é reduzir a burocracia e simplificar a vida de quem deseja começar o próprio negócio.

Venha conhecer este espaço de incentivo ao empreendedorismo:
Rua Dr. Oliveira Ribeiro – 137 – Centro – (12) 3971-2210
Agente de Desenvolvimento: Priscila Kelly Ribeiro

Compartilhe nas Redes Sociais ...